A Nova Dieta Atkins

A Nova Dieta Atkins A Nova Dieta Atkins surge como uma versão mais atualizada da popular dieta Atkins.

Desde o seu aparecimento, que já lá vão quase 40 anos, a polémica dieta Atkins tem sofrido muitas alterações, todas elas com vista a torná-la mais equilibrada e saudável, uma vez  que a versão tradicional da dieta Atkins tem recebido muitas criticas, pelo facto de promover a perda de peso através de uma alta ingestão de proteínas, gorduras e cortando radicalmente nos hidratos de carbono.

No entanto agora o novo livro The New Atkins for a New You (A Nova Dieta Atkins Para que seja um Novo Ser) propõe ser uma versão mais flexível do que as anteriores edições, prometendo ajudar a emagrecer de forma mais equilibrada.

Escrito por três médicos e nutricionistas com bastante experiência em dietas com baixo teor em hidratos de carbono,  o Dr. Stephen D. Phinney, o Dr. Jeff S. Volek e o Dr. Eric C. Westman, esta dieta conta já com um grande número de seguidores, entre eles algumas estrelas, Sarah Jessica Parker, Jessica Simpson e Catherine Zeta Jones.

Em que consiste a dieta Atkins?

Todo o fundamento da dieta Atkins radica em evitar o consumo dos hidratos de carbono, para que o corpo seja obrigado a usar a gordura que tem armazenada como fonte de energia, o que conduz à perda de peso rápida.

Se na versão tradicional da dieta Atkins os hidratos de carbono eram restringidos quase por completo, a nova dieta Atkins é mais permissiva e inclui algumas verduras, frutas e alguns cereais… Em todo o caso os carboidratos continuam a ser o alimento vilão, requerendo muita atenção.

As quatro fases da Nova Dieta Atkins

A dieta está dividida em quatro fases. Em todas elas está permitido comer alimentos ricos em proteínas, como todas as carnes, peixe, aves, ovos, marisco, queijos, gorduras e óleos. Ao longo destas quatro fases, toda a atenção deve ser dada aos alimentos fornecedores de carboidratos, que sendo muito restringidos na primeira fase serão logo introduzidos pouco a pouco no decorrer das seguintes fases, procurando que a sua introdução não altere o nível de açúcar do sangue e o apetite. Em qualquer fase as refeições são cinco: três grandes mais dois snacks.

Fase 1, Indução

É a fase mais restritiva da Nova Dieta Atkins, mas também é a que provoca uma perda de peso muito rápida, podendo atingir os 6 kg. Esta fase dura dois semanas, mas pode ser prolongada por mais tempo em casos de pessoas que queiram ou necessitem perder muito peso.

Durante esta fase está recomendado tomar suplementos de vitaminas, minerais e gordura Ómega 3. Consumir apenas 20 gramas de hidratos de carbono líquidos por dia, os quais devem provir dos vegetais. Os vegetais contêm um baixo teor em hidratos de carbono, mas são ricos em vitaminas, minerais, anti-oxidantes e fibras.

O que são hidratos de carbono líquidos? Ao ler os rótulos nutricionais dos alimentos embalados, verifique a quantidade de hidratos de carbono, depois deve subtrair as gramas de fibra do total das gramas dos hidratos de carbono para obter os hidratos de carbono líquidos. Há rótulos que já apresentam a fibra descontada da quantidade total de hidratos de carbono. A fibra, embora pertença aos hidratos de carbono tem a vantagem de não ser absorvida pelo organismo, por isso não se transforma em açúcar.

Alimentos proibidos na fase da Indução

  •  Não ingerir açúcar nem alimentos que o contenham, porém pode usar adoçantes. Não mais do que 3 pacotes por dia e contar cada um como 1 grama de hidratos de carbono.
  • As frutas estão proibidas
  • Não beber álcool porque contem hidratos de carbono e pára a perda de peso.
  • Não beber leite na primeira fase porque é rico em hidratos de carbono.
  • Os frutos secos também devem ser evitados.

Consultar a Tabela dos Alimentos Aceitáveis que tráz o livro para saber que alimentos e bebidas deve ingerir e suas respectivas quantidades.

Durante todas as fases da nova dieta Atkins é imprescindível beber pelo menos 8 copos de água por dia, ou então outros líquidos como chás de ervas, café e chá com pouca cafeína ou descafeinados, para ajudar o corpo a eliminar toxinas. Também está recomendado realizar um pouco de exercício físico diário para acelerar a perda de peso e tonificar o corpo. Caminhar a passo rápido durante meia hora pode ser uma sugestão.

Fase 2, Perda de Peso Continuada (PPC)

Nesta 2ª fase da Nova Dieta Atkins será introduzido gradualmente novos alimentos. Isto será feito aumentando a ingestão de carboidratos líquidos em apenas 5 gr por semana. Estes alimentos são frutos secos, sementes, bagas, algumas frutas, produtos lácteos, lentilhas e feijões. Cada semana deve introduzir somente um novo alimento de cada vez.

Nesta fase irá descobrir a sua tolerância aos hidratos de carbono,ou seja, quantos hidratos de carbono pode comer diariamente enquanto o corpo continua a perder peso. Pode chegar a consumir cerca de 30 a 60 gramas líquidos de hidratos de carbono. No caso de a perda de peso estacionar deve ser reduzida a quantidade.

É recomendado permanecer nesta fase da dieta até estar a 4 kg do seu peso ideal. Então depois passe para a Pré-Manutenção.

Fase 3, Pré-Manutenção

Nesta terceira fase será aumentada a ingestão de carboidratos líquidos em 10 gramas por semana. Será introduzido mais variedade de alimentos como a fruta, mais vegetais, leguminosas, tubérculos, alguns cereais integrais, leite gordo ou manteiga. Os novos alimentos devem ser introduzidos lentamente e de forma progressiva, para não estacionar a perda de peso. Se vê que a perda de peso parou, reduza em 5 gr os carboidratos que introduziu.

Deve continuar nesta fase até alcançar o peso ideal, o que poderia levar alguns meses, já que a perda de peso abranda, podendo ser apenas de 200 gramas por semana.

Quando alcance o seu peso desejado deve encontrar o seu Equilibrio de Hidratos de Carbono Atkins (EHCA), ou seja a quantidade máxima de hidratos de carbono que deve ingerir diariamente e que permita manter o peso que alcançou, sem fazer engordar. Só então deve avançar para a seguinte e última fase da Nova Dieta Atkins. No entanto, se a perda de peso parar, volte de novo à Fase 2 (PPC)

Fase 4, Manutenção para a Vida

A quarta fase de Atkins é uma fase que pretende durar para sempre, uma vez que os novos hábitos alimentares aprendidos na fases 2 e 3 devem manter-se para toda a vida. Não só emagreceu como ganhou saúde e energia.

É importante que continue com o seu Equilíbrio de Hidratos de Carbono Atkins (EHCA) da Pré-Manutenção. Essa quantidade de hidratos de carbono que deve ingerir todos os dias nunca deve ser excedida, de contrário voltaria a engordar. Se se presenta um aumento de peso de 2 kg, deve voltar à Fase 3, por mais uma ou dois semanas, ou até recuperar o peso ideal.

Apesar de a Nova Dieta Atkins permitir emagrecer com sucesso, é sempre conveniente consultar um médico ou nutricionista para evitar algum possível problema de saúde, devido à grande restrição de alguns alimentos que propõe este regime.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário