Ovo ao pequeno almoço faz emagrecer

É bem sabido e está demonstrado por muitos estudos que tomar o pequeno almoço todos os dias ajuda a perder peso, a manter a energia constante ao longo da manhã e a evitar o petiscar até à hora do almoço. Mas se incluímos o ovo, este efeito é maior. Por isso muitos cientistas e nutricionistas recomendam comer um ovo ao pequeno almoço para emagrecer.

Ovo ao pequeno almoço para perder peso

Num estudo realizado pela nutricionista britânica Niti Desai, ficou demonstrado que o ovo ao pequeno-almoço faz emagrecer, dado que a  proteína e gordura do ovo favorecem a saciedade do estômago, fazendo com que dure mais tempo a sensação de estômago cheio. Além disso o nutricionista britânico, o Dr. Dube revelou que um ovo ao pequeno-almoço proporciona gorduras insaturadas, proteínas, vitaminas e minerais – nutrientes essenciais para começar bem o dia, sem afetar o controle de peso.

No entanto, é também do conhecimento geral que em termos de saúde o ovo está mal visto, pelo facto de aumentar o colesterol no sangue. Mas, até que ponto é isso certo? Embora o excesso de colesterol seja prejudicial para a saúde, parece ser que o colesterol que se ingere com os alimentos, neste caso com o ovo, não faz aumentar o colesterol que circula no sangue, de modo que um ovo por dia não faz mal e até ajuda a manter a fome afastada.

Como comer um ovo ao pequeno-almoço?

A melhor maneira de comer um ovo ao pequeno almoço para emagrecer é cozido, de modo a evitar os fritos e a adição de gordura. Se começa logo de manhã a fazer ovos estrelados estaria a prejudicar todos os benefícios de incluir o ovo no seu pequeno almoço. Veja algumas alternativas saudáveis de como preparar ovos para o pequeno almoço.

Ovos rápidos para o pequeno-almoço

Há várias opções para incluir o ovo no seu pequeno almoço. Além do tradicional ovo cozido com a casca na água a ferver durantes alguns minutos, com a gema dura ou mais liquida, conforme as preferências de cada um, outra forma também rápida de preparar ovos é no micro-ondas: parta um ovo para dentro de uma tigela, deite sal e tape, seguidamente leve a cozer no micro-ondas durante cerca de 30 segundos na potência máxima (800W). Como pode ver, em menos de 1 minuto tem um ovo preparado para o seu pequeno-almoço.

Os ovos mexidos ao pequeno-almoço é também uma ótima maneira de comer ovos. Mexa um ovo e numa frigideira pequena antiaderente, utilize apenas uma pequena noz de manteiga ou um fio de azeite depois de aquecida, cozinhe os ovos mexidos até coagular.

Se lhe preocupa o colesterol, uma maneira de preparar ovos pobres em colesterol é reduzir as gemas. É nas gemas que se concentra o colesterol e não na clara. Substitua a gema por outra clara.

Não devemos esquecer que um pequeno almoço completo e variado é fundamental para começar bem o dia com energia, mas, ainda mais, se o objetivo é emagrecer. A presença de proteína nesta refeição, fornecida pelo ovo, ajuda a torná-la mais saciante e satisfatória e isso impedirá ingerir alimentos calóricos até à seguinte refeição.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário