Petiscar sem engordar

Petiscar entre refeições pode ser prejudicial para quem quer perder peso, porque na maioria dos casos, ingere-se alimentos nada saudáveis como aperitivos, batatas fritas, chocolates, bolachas, sumos gaseificados, bolos.

No entanto, isto não quer dizer que só pode fazer três refeições por dia, o importante é fazer snacks mais saudáveis, deste modo vai poder petiscar sem engordar. Os snacks devem estar compostos com alimentos ricos em nutrientes, mas baixos em calorias.

Comer várias vezes ao dia para emagrecer

Petiscar sem engordar

Para emagrecer é importante fazer pequenas refeições intermédias para evitar a fome entre as grandes refeições, daí a importância de fazer cinco refeições por dia, em vez de apenas três. Se ingerir cinco vezes ao dia, em vez de três, o corpo gasta mais energia, isto é assim, porque a digestão dos alimentos é um processo trabalhoso que gasta muitas calorias. Se em vez de fazer 3 ou 4 refeições, fazer 5, haverá mais digestões, o que significa que também vai gastar mais calorias.

A digestão faz com que o organismo trabalhe mais vezes gastando, portanto, mais calorias. Mas isto não significa que tem de comer mais. Pelo contrário, o que deve é ingerir sempre o mesmo número de calorias diárias mas repartidas em cinco ou seis vezes, ou seja comer menos em cada ingestão.

Importante: deve fazer refeições pequenas e frequentes mas mantendo a mesma quantidade total de calorias diárias. Não se trata de comer mais quantidade. Os snacks não devem incluir alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas, porque se assim for, petiscar entre refeições é prejudicial para o emagrecimento.

Comer cinco vezes ao dia vai acelerar o metabolismo, por isso o tempo entre uma refeição e outra é muito importante, sendo que, nunca deve estar mais de três horas a quatro horas sem comer para que o corpo não entre em modo poupança.

Ao entrar em modo poupança deixa de gastar energia, justo o contrário do que pretende se quer perder peso. Saltar alguma refeição também é desaconselhável porque torna o metabolismo mais lento, pois o corpo entra em estado de alerta e diminui o ritmo para poupar energia. Mas não serve de nada acelerar o metabolismo ingerindo alimentos muito calóricos, porque senão obterá o efeito contrário, engorda!

Com petiscos saudáveis pode petiscar sem engordar

É importante fazer dois snacks, um a meio da manhã e outro a meio da tarde, com alimentos saudáveis em vez do tipico café e bolo. Além disso, se fizer estas duas pequenas refeições vai chegar à seguinte refeição (almoço ou jantar) com menos fome, o que vai permitir-lhe comer mais devagar e menos quantidade.

Os alimentos devem ser de baixo teor em gordura e açúcar e ricos em proteínas e fibras. A digestão da proteína, para além de ter um efeito saciante requer um maior gasto calórico, por isso os pequenos sncaks devem incluir sempre um alimento proteico, de preferência produtos magros. Alguns exemplos de petiscos saudáveis são:

  • Frutos secos: nozes, amêndoas (um punhado é suficiente)
  • Um pedaço de queijo mais uma peça de fruta
  • Dois ou três figos secos mais um iogurte magro sem açúcar
  • 3 bolachas integrais pouco doces mais um copo de leite magro
  • Uma fatia de pão com uma fatia fina de queijo ou fiambre
  • Uma barra de proteínas

Se recorrer aos alimentos doces como bolos, além de serem altos em calorias, o açúcar contido no bolo vai provocar um aumento do açúcar no sangue, libertando mais insulina o que provoca uma quebra de energia e como consequência sentirá mais fome, levando-a a comer mais.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário