Cada vez mais são as pessoas que preferem o chá rooibos, em vez do chá verde, pelo seu gosto, a sua elevada quantidade de minerais, as suas propriedades digestivas e porque não tem cafeína. O chá rooibos oferece uma série de benefícios para o corpo, mas sem os problemas de outras bebidas estimulantes, como o café ou o chá tradicional.
Rooibos (Aspalathus linearis) é um arbusto que cresce exclusivamente na África do Sul na região de Cedaberg, que na língua africâner significa arbusto vermelho, daí também ser conhecido como chá vermelho ou chá rooibos. Não confundir com o chá Pu Er, conhecido também como chá vermelho.
O chá Rooibos não é realmente um chá, mas uma infusão/tisana, porque não deriva da planta do chá chamada Camellia sinensis, como o chá verde ou preto, por isso o chá Rooibos não contém cafeína e tem um nível muito baixo de taninos.
Chá Rooibos – benefícios para a saúde
Rooibos contra os radicais livres: os radicais livres são elementos agressivos que atacam as células do organismo. As consequências são o envelhecimento mais rápido e o enfraquecimento do sistema imunitário. Para contra-atacar, o corpo defende-se gerando outras substâncias chamadas antioxidantes. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres. Certas vitaminas têm ação antioxidante, é o caso da vitamina C contida no chá de Rooibos, como também outras substâncias, os flavonóides, com forte ação antioxidante. Por tudo isto é uma infusão ideal como bebida protetora contra os radicais livres, para retardar o envelhecimento.
Bebida para atletas: devido ao efeito antioxidante e sua riqueza em minerais (potássio, cálcio, ferro, magnésio e zinco) pode ser considerada uma bebida isotónica, ideal para os atletas para substituir os sais minerais eliminados durante o exercício.
Problemas de pele: a maioria dos problemas de pele como comichão, eczema, crostas, assaduras, irritações, queimaduras solares, alergias e urticárias, normalmente melhoram com a aplicação externa do Rooibos.
Distúrbios digestivos e intestinais: graças à presença de quercetina e quercitrina na sua composição, o chá Rooibos melhora a maioria de problemas como: diarreia, prisão de ventre, gastrite, dores de estômago, vómitos ou náuseas.
Ossos e dentes saudáveis: a sua riqueza em minerais, magnésio, cálcio, fosfato, ferro, manganês e flúor são importantes para a saúde dos ossos e dentes
Emagrecimento: é ligeiramente diurético, evitando a retenção de líquidos, a sensação de inchaço após as refeições, a má digestão e a obstipação. Por isso o chá rooibos é um bom aliado nas dietas de emagrecimento.
Sistema nervoso: o chá rooibos não contem cafeína, por isso não é excitante, e por outro lado é rico em minerais como o magnésio, muito importante para o sistema nervoso, para aliviar a irritabilidade e insónia. Exerce também influência positiva sobre a hormona serotonina, a hormona da felicidade, podendo aliviar a depressão.
Espasmos e cólicas: pelas suas propriedades antiespasmódicas é útil no alívio das cólicas, incluindo as cólicas dos bebés.
Efeitos anti-alérgicos: é um auxiliar no tratamento de alergias, ao reduzir a produção de histamina, minimizando os sintomas alérgicos, como a asma . O aspalathin e notofagina são flavonoides que retardam a libertação de histamina no corpo, favorecendo o alivio da asma ou outras alergias respiratórias e da pele.
Benéfico para o coração: por ser rico em flavonoides, umas substâncias anti-oxidantes, protegem a saúde do coração, ajudando a baixar os níveis de colesterol do sangue e a melhorar a tensão arterial.
Boca e garganta: muitos problemas da boca como aftas, dores de garganta ou faringite, gengivite costumam melhorar com lavagens ou gargarejos feitas com este chá.
Contudo, é importante notar que o chá Rooibos não é um medicamento. Como tal, não substitui medicamentos para doenças.
Bebida saudável, mas sem teína
A teína que é o mesmo que a cafeína, é um estimulante encontrado no café e no chá preto e chá verde, entre outros benefícios, ajuda a estimular o corpo, aumentando a concentração, especialmente no momento de levantar, depois de comer, ou seja quando acusa sono ou cansaço físico ou mental.
No entanto, muitas pessoas não podem tolerar o café ou qualquer tipo de chás estimulantes, particularmente aquelas pessoas com hipertensão, obesidade, nervosismo ou stress. O Chá de Rooibos ao não ter teína, é como dizer que o chá rooibos não tem cafeína, podendo ser tomado por qualquer pessoa de todas as idades. Na África do Sul, é dado aos bebés que sofrem de cólicas para aliviar e relaxar o sistema digestivo.
Como preparar o chá
Ferver a água, adicionar a saqueta ou uma colher de chá de ervas, e de seguida, deixar repousar cinco a dez minutos tapado, para que as suas propriedades ativas se dissolvam na água. Se for necessário usar um coador, para coar as ervas, que são muito finas.
Pode ser bebido com leite, limão, ou até mesmo frio. Ao contrário do chá verde, o chá rooibos é bem tolerado em grandes quantidades porque não contém cafeína e é baixo em taninos. Outra vantagem, é que o baixo teor de taninos não impede a absorção de certos minerais como o ferro. É também benéfico para as crianças e pessoas com estômagos sensíveis, nervosas ou com hipertensão.
O chá rooibos nas dietas de emagrecimento
O sabor adocicado do chá rooibos não é motivo para pensar que tem calorias, o que poderia preocupar, quem segue um regime de perda de peso. Muito pelo contrário, esta infusão de ervas é o aliado perfeito para acompanhar uma dieta baixa em calorias, já que o teor de açúcar é zero.
O sabor ligeiramente doce vem dos óleos essenciais e flavanonas, um tipo de frutose que não tem calorias. Além disso este chá tem efeito diurético, evitando a retenção de líquidos e ajudando na digestão e na regulação do trânsito intestinal. Graças ao chá de rooibos é possível eliminar toxinas e sentir-se menos inchado.
J. says
Amo! Me faz dormir que é uma beleza. Conheci uma senhora que toma este chá há uns 50 anos já…. Ela realmente tem uma pele linda. Será que todos estes anos de Rooibos ajudou?