É bem sabido e está demonstrado por muitos estudos que tomar o pequeno almoço todos os dias ajuda a perder peso, a manter a energia constante ao longo da manhã e a evitar o petiscar até à hora do almoço. Mas se incluímos o ovo, este efeito é ainda maior. Por isso muitos nutricionistas recomendam comer um ovo ao pequeno almoço para emagrecer.
Ovos mexidos ou apenas cozidos logo de manhã é uma forma de começar o dia com energia e manter-se saciado todo o dia, tudo graças às suas proteínas, fazendo com que ingira 330 calorias a menos durante o dia.
Num estudo realizado pela nutricionista britânica Niti Desai, ficou demonstrado que o ovo ao pequeno-almoço ajuda a emagrecer, dado que a proteína e gordura do ovo favorecem a saciedade, fazendo com que dure mais tempo a sensação de estômago cheio.
Ovo ao pequeno-almoço para emagrecer
Além disso o nutricionista britânico, o Dr. Dube revelou que um ovo ao pequeno-almoço proporciona gorduras insaturadas, proteínas, vitaminas e minerais – nutrientes essenciais para começar bem o dia, sem afetar o controlo de peso.
No entanto, é também do conhecimento geral que em termos de saúde o ovo está mal visto, pelo facto de aumentar o colesterol no sangue. Mas, até que ponto é isso certo? Embora o excesso de colesterol seja prejudicial para a saúde, parece ser que o colesterol que se ingere com os alimentos, neste caso com o ovo, não faz aumentar o colesterol que circula no sangue, de modo que um ovo por dia não faz mal e até ajuda a manter a fome à distancia.
A melhor maneira de comer um ovo ao pequeno almoço para emagrecer é cozido, de modo a evitar os fritos e a adição de gordura. Se começa logo de manhã a fazer ovos estrelados estaria a perder todos os benefícios de incluir o ovo no seu pequeno almoço. Veja algumas alternativas saudáveis de como preparar ovos para o pequeno almoço.
Ovos rápidos para o pequeno-almoço
Há várias opções para incluir o ovo no seu pequeno almoço. Além do tradicional ovo cozido com a casca na água a ferver durantes alguns minutos, com a gema dura ou mais liquida, conforme as preferências de cada um, outra forma também rápida de preparar ovos é no micro-ondas: parta um ovo para dentro de uma tigela, deite sal e tape, seguidamente leve a cozer no micro-ondas durante cerca de 30 segundos na potência máxima (800W). Como pode ver, em menos de 1 minuto tem um ovo preparado para o seu pequeno-almoço.
Os ovos mexidos ao pequeno-almoço é também uma boa opção. Mexa um ovo e numa frigideira pequena antiaderente, utilize apenas uma pequena noz de manteiga ou um fio de azeite depois de aquecida, cozinhe os ovos mexidos até coagular.
Se lhe preocupa o colesterol, uma maneira de preparar ovos pobres em colesterol é reduzir as gemas. É nas gemas que se concentra o colesterol e não na clara. Substitua a gema por outra clara.
Não devemos esquecer que um pequeno almoço completo e variado é fundamental para começar bem o dia com energia, mas ainda mais, se o objetivo é emagrecer. A presença de proteína nesta refeição, fornecida pelo ovo, ajuda a torná-la mais saciante e isso impedirá ingerir alimentos calóricos até à seguinte refeição.
Deixe um comentário