Dieta Perricone – a dieta que combate as rugas e a flacidez

Dieta Pericone, conhecida também como a dieta da eterna juventude, promete combater as rugas e a flacidez, sendo por isso seguida por celebridades de Hollywood, como Julia Roberts, Eva Mendes, Uma Thurman e até mesmo personagens da realeza como a rainha Letizia.

O Dr. Perricone, médico norte-americano, especialista em saúde e beleza, criou a linha de beleza que leva o seu nome e é autor de alguns livros entre os quais The Wrinkle Cure; Forever Young e The Perricone Weight-Loss Diet, onde dá conselhos sobre: perder peso, ser saudável e ter uma pele jovem.

Magra e sem rugas com a dieta Perricone

Em que consiste a dieta Perricone

O foco principal da dieta Perricone é melhorar a aparência da pele, outros benefícios adicionais deste plano alimentar é manter a boa saúde e perder peso.

As investigações desenvolvidas pelo Dr. Nicholas Perricone, revelaram que a principal causa do envelhecimento é a inflamação das células, reação que desencadeia o aparecimento de radicais livres, que por sua vez aceleram o envelhecimento das células.

O envelhecimento celular é acelerado devido à ingestão de alimentos pró-inflamatórios como os hidratos de carbono de elevado índice glicémico. Neste sentido, e com a finalidade de reduzir o processo de inflamação, o Dr. Perricone desenvolveu um plano alimentar que retrasa os sinais de envelhecimento. Trata-se de uma dieta anti-inflamatória, cujo objetivo é proporcionar uma aparência mais jovem e prevenir as doenças relacionadas com o envelhecimento.

Os alimentos que envelhecem (alimentos pro-inflamatórios)

Os alimentos com um alto índice glicémico fazem envelhecer e engordam. A base de todo o plano alimentar Perricone está em erradicar estes alimentos. Os hidratos de carbono refinados nomeadamente os produtos de farinha branca e o açúcar devem ser eliminados, já que, além de fazer envelhecer, fazem subir os níveis de açúcar no sangue rapidamente, causando ataques de fome, falta de energia e até mesmo mau humor.

Outros alimentos que não recomenda, são os que contêm gorduras hidrogenadas como a margarina, óleos hidrogenados e as gorduras saturadas que se encontram na manteiga, nas salsichas, carne vermelha e laticínios gordos. Os adoçantes naturais como a Stevia, são preferíveis aos artificiais. Veja aqui mais alimentos proibidos na dieta Perricone.

Alimentos permitidos na dieta Perricone

De acordo com o Dr. Perricone existem 10 grupos de alimentos que não devem faltar numa dieta saudável. Os super- alimentos recomendados possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem o envelhecimento e estabilizam o açúcar no sangue, mantendo a insulina a um nível baixo. Já que os níveis altos de insulina causam inflamação e por conseguinte o envelhecimento celular. Os alimentos permitidos são:

Proteína de alta qualidade: privilegiar o consumo de peixe diariamente, especialmente o salmão que é rico em ácidos gordos saudáveis ómega 3, que se encontram-se nos peixes de água fria como salmão, atum e sardinha. Outras fontes de proteína recomendadas são: as aves sem pele, o tofu e as claras de ovo.

O Dr. Perricone recomenda comer salmão selvagem (criado no mar). O salmão de cultura causa problemas ambientais, tem uma cor artificial e não contém os mesmos nutrientes que o salmão de mar. Se prefere uma fonte vegetal de ómega-3, pode encontrá-los nas sementes de linhaça e Chia.

Frutas e vegetais ricas em antioxidantes: a melhor escolha de acordo com a dieta Perricone são: abacate, pimentos, frutos silvestres, melão Cantalupo e meloa, vegetais folhosos verde escuro (como espinafre, couve, agriões), as variedades de abóbora laranja, abacaxi, tomate, alho, brócolis e ervas aromáticas. As frutas secas devem ser evitadas. Estes alimentos para além de fornecerem fibras são ricas em antioxidantes anti-envelhecimento.

Especiarias: canela, cúrcuma, cravo, noz-moscada e louro. De acordo com o Dr. Perricone vários estudos demostraram que estas espécies ajudam a combater a inflamação no corpo e mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Chilli: graças à uma substancia chamada capsaicina, o chili é um antioxidante que combate a inflamação, ajuda a suprimir o apetite e acelera o metabolismo.

Sementes e frutos secos: os frutos secos e sementes são ricos em gorduras boas, vitamina E e proteínas, além disso provocam saciedade. As sementes e nozes mais recomendadas são: gergelim, linhaça, amêndoas, nozes, avelãs, sementes de girassol e de abóbora.

Feijões e lentilhas: são ricos em fibras, proteínas, antioxidantes e ajudam a queimar gordura e a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando os ataques de fome.

Produtos probióticos pobres em gordura: o iogurte e outros produtos similares como o kefir são ricos em cálcio, proteína, bactéricas benéficas e pobres em gordura e colesterol.

Cereais integrais: a aveia e a cevada integrais (não os flocos de preparação instantânea), são nutritivos, causam sensação de saciedade e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Gorduras saudáveis: as gorduras recomendadas são as gorduras de peixes de água fria e óleos vegetais saudáveis como azeite, frutos nozes, sementes. As gorduras saturadas devem ser reduzidas e as gorduras trans e gorduras poliinsaturados (óleos vegetais) devem ser evitados.

Beber muita água: ajuda o sistema digestivo e hidrata a pele. O chá verde também é recomendado (rico em antioxidantes). As bebidas alcoólicas, refrescos e sumos estão proibidas.

Os 10 superalimentos da dieta Perricone

Estes são os 10 superalimentos da dieta Perricone, que aportam muitos benefícios para a pele, são especialmente bons contras as rugas, para perda de peso e a saúde em geral:

  • Açaí
  • Vegetais de Allium (alho, cebola, cebolinho, alho francês)
  • Cevada
  • Vegetais verdes: erva do trigo, erva da cevada e algas azuis verdes.
  • Trigo sarraceno
  • Feijões e lentilhas
  • Pimentos picantes (malagueta, chilli)
  • Frutos secos e sementes
  • Sementes germinadas
  • Iogurte e Kefir

O plano alimentar do Dr. Perricone também recomenda tomar alguns suplementos dietéticos, como ácidos gordos ómega-3, coenzima Q10 e vitamina E.

Menu da dieta Perricone para 3 dias

Pequeno-almoço: omelete com 3 claras de ovo e 1 gema/ou 120-170 g de salmão grelhado (não salmão fumado, pois contém muito sal), ½ chávena de flocos de aveia, 2 fatias de melão Cantaloupe ou 1/3 chávena de frutos silvestres. Proibido: sumo, café, pão.

Almoço: 120-170 g de salmão grelhado (alternativa: salmão de lata com um pouco de maionese e limão), 2 chávenas de salada verde com azeite e limão, 1 kiwi ou melão cantaloupe, frutos silvestres, 250-350 ml de água.

Lanche: 1 maçã, 60g de peito de peru ou 170 g de iogurte natural, 1 punhado de avelãs, amêndoas ou nozes.

Jantar: 120-170 g de salmão grelhado, salada verde, ½ chávena de legumes cozidos ao vapor (especialmente espargos, brócolos, espinafre, proibido tubérculos como batatas, cenouras, nabos), melão cantaloupe e frutos silvestres, 250-350 ml de água.

Ceia: 1 maçã ou 1 pêssego, 60 g de peru ou peito de frango ou 170 g de iogurte natural, 1 punhado de avelãs, amêndoas ou nozes.

Além do cuidado com a alimentação, deve realizar cinco vezes por semana cerca de meia hora de exercício físico e procure dormir bem, pois durante o sono liberta-se a hormona do crescimento e da juventude, bem como a melatonina outra hormona envolvida no processo de rejuvenescimento.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Faça um comentário