Tal como outras leguminosas, as favas podem ajudar na perda de peso. São nutritivas, permitem diversas preparações culinárias e, sem abusar das gorduras adicionais, como chouriço ou bacon, não engordam, tornando-se assim numa boa proposta para incluir na sua dieta. Saiba como perder peso com esta leguminosa – inclui algumas receitas e dicas de preparação!
As favas podem parecer legumes devido à sua coloração verde, no entanto, são leguminosas e possuem uma quantidade significativa de proteínas vegetais e hidratos de carbono. Por cada 100 g fornecem 7 g de proteína, 12,5 g de hidratos de carbono complexos, como o amido, e uma quantidade de gordura muito reduzida, 0,5 g de gordura, além disso, as favas contribuem para a sensação de saciedade, em parte devido ao seu elevado teor de fibra.
A fava contém pouco calorias, graças ao baixo teor de glícidos, 100 g fornecem apenas 80 calorias, muito menos do que a maior parte das outras leguminosas. São ainda ricas em fibras e minerais como potássio, fósforo e ferro. A fava contém 0,56 mg de vitaminas B, 33 mg de vitamina C e 44 µg de ácido fólico.
Como a maioria das leguminosas, podem ser consumidas secas (deve primeiro demolhar), porém, é comum e mais recomendado comê-las frescas ou congeladas. As favas frescas são versáteis na cozinha e permitem muitas receitas: em sopas ou guisados com carne (escolha carnes magras em vez de carnes gordas), ou em saladas, e ainda como acompanhamento. Lembre-se, não são as favas que engordam, mas a gordura com que são confecionadas.
Reduza a gordura e priorize as ervas aromáticas como, salsa, orégãos, hortelã e coentros, picados finamente. As favas ficam saborosas e são adequadas para qualquer regime alimentar. As favas congeladas estão disponíveis todo o ano. Basta adicioná-las à panela com água a ferver, ou juntar com outros ingredientes. Além disso, pode retirar da embalagem apenas a quantidade que realmente necessita para a receita que vai preparar.
Por todas estas razões, as favas são ótimas para as suas refeições, pois, além de serem saudáveis e com muitos benefícios, não engordam. O principal problema relaciona-se com as gorduras e carnes gordas adicionadas no momento da confeção. Deixamos aqui algumas receitas com pouca gordura!
Favas estufadas com ovos escalfados
Deixe um comentário