É um alimento proibido se está a fazer dieta? Quantas vezes ouvimos dizer que o chocolate engorda! Nem sempre o valor calórico dos alimentos é o único culpável do aumento de peso. Na quantidade está a questão!
O consumo do chocolate está associado a alguns mitos que não nos deixa saborear esta delícia. Estes mitos não têm uma base cientifica, pois muitos estudos afirmaram que quando consumido com moderação é benéfico para a saúde e não faz engordar.
É claro, que também é preciso saber que tipo de chocolate podemos comer, quando se trata de perder peso. O chocolate de leite não é uma boa opção, pois contém uma grande percentagem de açúcar, enquanto que o teor de cacau é bastante reduzido. E como já deve saber, a alta ingestão de açúcar é desaconselhável na perda de peso.
Emagrecer sem deixar de comer chocolate, é possível?
A sua má reputação leva-o a ser considerado um alimento proibido numa dieta de emagrecimento, apesar de conhecermos a sensação de prazer que proporciona o chocolate ao nosso estado de ânimo. A explicação é que, 20 minutos após a sua ingestão produz-se uma agradável sensação de saciedade devido à presença, no cacau, de um aminoácido, o triptofano que estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. Será por isso que quando estamos tristes o chocolate serve de consolo?
Todos sabemos, que uma dieta sem esta delícia é muito difícil de seguir. Se ingerirmos as quantidades recomendadas, uma dose de 60 ou 70 calorias, não deve ser motivo para não inclui-lo numa dieta de emagrecimento.
Qual é o melhor chocolate para dieta?
Chocolates há muitos e todas as tabletes, em cuja embalagem aparece a palavra “chocolate” não servem. Entre a grande oferta de chocolates, o chocolate preto é aquele que maior teor em cacau apresenta, devendo a quantidade ser superior a 70%.
Os verdadeiros benefícios do chocolate encontram-se no cacau, por isso quanto maior for o teor em cacau, mais benefícios apresenta para a saúde. Nas variedades de chocolate de leite a proporção de cacau é muita baixa, sendo a sua influência sobre o estado de ânimo e saúde praticamente nula.
As calorias do chocolate preto
Apesar dos benefícios do chocolate preto, não devemos esquecer que contém praticamente as mesmas calorias que o chocolate de leite, por isso não devemos pensar que vai engordar menos, a única diferença é a quantidade de cacau que entra na composição de cada um. Tanto o chocolate preto como o de leite contêm cerca de 500 a 600 calorias por cada 100 gramas de produto. O chocolate preto, o que tem pelo menos 70% de cacau é mais saudável, porque contém uma quantidade maior de cacau e menos acúcar e mais gordura, enquanto o chocolate de leite contém mais açúcar e um pouco menos de gordura.
É por isso que a crença popular de que o chocolate preto engorda menos em comparação ao chocolate de leite, porque tem menos calorias, não é certo. A grande diferença entre os dois, reside nos teores de cacau, sendo o preto, o chocolate mais saudável, e o qual, portanto a preferir. Ainda cabe referir que o chocolate branco não apresenta nenhum benefício para a saúde, isto porque não leva cacau, apenas a manteiga de cacau, daí a sua cor branca.
Os benefícios do chocolate preto
- O chocolate preto é rico em antioxidantes naturais chamados polifenóis, semelhantes aos que se encontram no chá, no vinho tinto, nas frutas e vegetais. Está comprovado que os antioxidantes naturais podem ajudar a retrasar o envelhecimento e ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares. Quanto mais escuro e amargo for o chocolate, maior será a concentração destas substâncias benéficas
- Além de ser rico em fibra, é também uma importante fonte de magnésio, ajudando o nosso organismo a lidar melhor com o stress. Embora contenha gordura, trata-se do ácido esteárico, a única gordura saturada que não tem influência no aumento do colesterol
- No referente ao humor, a sensação de bem-estar que sentimos depois da ingestão de chocolate é “autêntica” e, deve-se ao facto de que contém substâncias que favorecem a produção de certos neurotransmissores, como a feniletilamina e a serotonina, responsáveis por essa agradável sensação de prazer e felicidade
Com tantas virtudes, o chocolate preto deve ser incluído dentro de uma dieta equilibrada, quando consumido com moderação, como é obvio. Pois, convém lembrar, que contém muita gordura e açúcar, fazendo aumentar o seu valor calórico.
Um pouco de historia
Foi inventado pelos Mexicanos e depois introduzido na Europa pelos conquistadores espanhóis. Em Espanha, no século XVI, os religiosos Jesuítas criaram um chocolate mais refinado e agradável ao paladar. Desde Espanha, Ana de Áustria, introduziu na corte francesa o costume de comer chocolate. As damas da corte francesa foram as primeiras a deliciarem-se com o irresistível sabor dos bombons. A palavra “bombom” procede do francês (bonbon) e significa “bom bom”.
A partir de aqui, a popularidade do chocolate foi crescendo e chegou a todo o mundo. Mais tarde, durante o século XIX surgem outras variedades: em tablete, cacau em pó, com avelãs e foi também neste momento, na Suíça, quando se inventou o chocolate com leite.
Como comer chocolate sem engordar
É importante controlar a quantidade, 100 gramas de chocolate contém cerca de 500 calorias. Se pretende emagrecer, é razoável pensar que deve limitar a quantidade a um quadradinho, que fornece apenas 50 kcal. Ter em conta:
- O melhor momento para comer chocolate é depois do almoço ou no lanche, nunca à noite porque pode provocar insonia em pessoas sensíveis; 100 g fornece 450 mg de teobromina, um estimulante natural similar à cafeína, além disso por questões de peso, comer chocolate à noite mesmo que seja preto, não é adequado
- A dose normal e recomendada deve ser de 20 gramas por dia, que fornece cerca de 100 a 140 calorias. Se excede esta quantidade pode levar ao aumento de peso
- Deve reduzir a ingestão de outros alimentos calóricos quando decida comer chocolate
Um pequena dose de chocolate preto não faz engordar, porque são apenas dois quadradinhos de 10 gramas cada um. Uma vez por dia, é um capricho que não deve renunciar, desde que, esse quadradinho não se transforme na tablete inteira. Controlando a quantidade e a frequência, o chocolate não é um alimento proibido dentro de uma dieta de emagrecimento.
Deixe um comentário